Aprendendo a usar um Tear de pregos // Tapeçaria de parede

Vocês já ouviram falar sobre Tecelagem manual? É uma técnica super antiga (uma das primeiras formas de artesanato da história) que consiste basicamente em entrelaçar fios para dar origem a tecidos com padrões e texturas diferentes que possibilitam a criação de uma infinidade de coisas como bolsas, roupas, cortinas, tapetes e por ai vai… Existem várias formas de tecer manualmente, utilizando Tear de Pente Liço, Tear de pregos e até mesmo Tear feito de Papelão.

Minha obsessão começou logo depois de assistir a um episódio de Grey’s Anatomy que mostrava o novo loft do Karev♥/Wilson. Bem acima da cama tinha uma tapeçaria de parede enorme e maravilhosa que você pode ver nessa foto. Vocês já tinham reparado nisso? Acho que aparece em alguns episódios da 11ª temporada. Legal esse ar boho com toque rústico, né? Como eu gosto de me aventurar nas coisas e não tenho vergonha na cara, pensei “Eu quero um desses, não deve ter ser tão difícil de fazer” hahahha ai como eu adoro me enganar.

Lá fora, a tapeçaria de parede (woven wall hanging) é bem popular e fica muito lindo na decoração. No Etsy, existe uma infinidade de artesãs que vendem peças lindas. Infelizmente não consegui encontrar nenhuma loja online aqui no Brasil que venda, mas se você souber de alguma, me fala nos comentários.

Depois de pesquisar, essas foram as fotos que utilizei como referência para o meu projeto.

tapeçariaparede1
Foto via TheRiverRaze // Foto via Ranran Design
tapeçariaparede2
Foto via UO // Foto via Seeds Weaving
tapeçariaparede3
Foto via Maryannemoodie.com // Foto via Brittanymakes.com

Minha experiência

Como queria aprender de todo jeito, meu primeiro movimento não poderia ter sido diferente… Recorri ao amigo Google e foi ai que encontrei a melhor série de videos de todos os tempos ensinando a fazer o que eu queria. Contei com a ajuda da Annabel Wrigley através do Canal CreativeBug, e AQUI você assiste a primeira parte dos videos.

Não é nada impossível de fazer, mas também não é fácil. Você precisa ter os olhos muito treinados para utilizar um tear de pregos sem perder a compostura hahahah, em alguns momentos cheguei a me irritar porque executei movimentos errados, o que é chato já que na teoria deveria ter sido uma experiência calma e terapêutica. Como era minha primeira vez fazendo, considerei normal me complicar um pouco. No fim, essa é a lição que fica: apesar dos pesares é sempre bom aprender algo novo, não é verdade?

Eu demorei dois dias pra terminar uma peça que mede 30×40 (sem contar com a franja) e R$ 28 com tela, linha, agulha e saco de pregos. Ela ficou guardadinha por uns dois meses até eu encontrar o galho perfeito e decidir se eu passava verniz nele ou pintava de branco (inicialmente pensei em usar um cabo de maneira, mas não encontrava nada no tamanho certo, então resolvi utilizar um galho seco). Aqui vão as fotos do processo (tirei com celular, então a qualidade não ficou lá essas coisas) e da minha tapeçaria pronta! Utilizei lã nas cores bege, preto e malva.

tapeçariaagatha3

tapeçariaagatha6

Gostaram? Até a próxima!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

Leia também...

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *