Home Office // confissões e dicas

Foto destaque via

Trabalhar em casa é o sonho de quase todo mundo que passa 8/9 horas dentro de um escritório (sem contar o tempo perdido no caminho até lá)… comigo nunca foi diferente. Sempre disse pra mim mesma que trabalhar na comodidade do lar seria eternamente minha meta de vida. Não demorou muito até que isso acontecesse e depois de alguns meses experimentando as vantagens e desvantagens desse método, resolvi contar o que aprendi.

A tecnologia abre portas pra todo mundo e no meu caso, possibilitou que eu pudesse trabalhar e ainda manter contato com o lugar que eu mais amo no mundo, que é meu cantinho, meu lar. Sei que nem todo mundo tem a oportunidade de vivenciar essa experiência e por isso agradeço todos os dias por ter uma melhor qualidade de vida devido a isso.

Ai vão algumas das melhores coisas do home office de acordo com minha experiência.

Maior liberdade pra utilizar o tempo

Nada me deixava mais irritada do que perder tempo no trabalho… sempre que parava meia hora pra um cafézinho ou pra esticar as pernas, pensava que poderia estar organizando a casa, ou fazendo qualquer outra coisa pendente na minha lista. Quando você trabalha em casa, existe uma maior autonomia do tempo e consequentemente você tem maior liberdade pra fazer algo realmente importante relacionado a afazeres pessoais.

Acabou o stress com trânsito

Tem coisa mais sensacional do que não precisar pegar trânsito, ônibus, metrô e filas? O stress que tinha com essas coisas já me deixava de mau humor antes mesmo de chegar no trabalho e no fim do dia, sugava todas as minhas energias. Na hora de dormir, sempre rola a tentativa de se confortar repetindo o mantra “pelo menos estou viva”. Mas isso é viver? p-a-r-e e p-e-n-s-e.

Nada de bom dia com mau humor

Dar bom dia quando se está num dia ruim… sentiu o drama? Trabalhar num ambiente com muitas pessoas, te obriga de certa maneira a “socializar por conveniência”, até mesmo pra manter um clima tranquilo no ambiente de trabalho. As vezes, isso me tirava do sério mesmo e não sei se acontece só comigo, mas desencadeava em mim uma onda de irritação sem tamanho. Claro que durante o dia, as coisas vão melhorando e ai você passa a dar boa tarde/acenar até mil vezes se for necessário se encontrar a mesma pessoa 10 vezes em algum corredor.

Disposição e qualidade de vida

Quando você não precisa se estressar com coisas pequenas, você fica mais feliz, né? Se você está mais alegre com a vida, você fica o que? Mais disposta! Tem dias que acordo bem cedinho, tomo meu café assistindo Chico Pinheiro ser o tio mais legal que o público respeita, brinco com meus cachorros, troco uma ideia com maridão e começo a cuidar da vida até dar a hora do trabalho. Ow coisa boa!

Conforto acima de tudo

Sabe aquela dor de cabeça pra escolher a roupa de sair? Arrumar cabelo e bolsa pra chegar no trabalho e ter que ouvir: “Nossa, você tá com uma cara de abatida, né? Eu tenho um batom na bolsa, quer emprestado?” ai, ca***e! Que chato isso! Em casa, você tem toda liberdade pra ficar de cara limpa e vestir aquele moletom bem confortável sem ninguém te olhar como se você fosse de outro planeta.

Mais economia

Você vai gastar menos com roupas, gasolina, comida e por ai vai. Em compensação, cuidado com a conta de energia colega!

Minha área de trabalho

Mostrei meu home office uma vez nesse post aqui. Já rolaram muitas mudanças, inclusive de apartamento. Mas a base continua a mesma.

Vamos as desvantagens?

Socializar menos com as pessoas

Como meu marido também trabalha em casa, fica mais fácil criar um clima organizacional. Mas quando se trabalha sozinho, as vezes você sente falta de ver gente! É difícil e bate até um pouco de solidão pra quem não é acostumado. Logo no começo passei por isso. Trabalhar em casa também transforma o tal do “networking” numa tarefa muito difícil.

Se não se organizar você acaba trabalhando mais (ou menos)

Quando se está em casa, é imprescindível que você estabeleça horários pra trabalhar. Acontece que este clima de lar, acaba fazendo com que você passe mais horas no computador e isso é muito perigoso.

Por outro lado, volto a bater na tecla do tempo… existe uma maior liberdade pra fazer seus próprios horários, mas é necessário ter em mente que você precisa de muita disciplina! Existe lugar mais propício a procrastinação do que o sofá da nossa sala? Imagina quando você está trabalhando e ele está somente alguns metros longe de você? Então já sabe, disciplina é muito importante. Se não tiver, esqueça o home office!

Sua família nunca vai entender

Não adianta explicar. Sua família nunca vai entender que você trabalha quando está em casa. Isso pra mim é uma das maiores dificuldades. Então sempre vão aparecer visitas inesperadas, pedidos chatos como “Tem como me buscar em tal lugar?” Ou pior “Tem como você ir ali pagar uma conta pra mim?” e comentários do tipo “Você trabalha onde? Então está desempregada?” Tem que ser muito tolerante pra entender que as pessoas não estão acostumadas com isso.

Agora as dicas mais importantes que alguém poderia te dar caso você queira trabalhar em casa ou já começou com sua rotina e está tendo dificuldade:

  • Antes de trabalhar, tome um banho e troque de roupa;
  • Separe um lugar na casa com ventilação, boa iluminação e uma mesa;
  • Invista numa boa cadeira. Lembre que você precisa estar confortável;
  • Mantenha sua mesa de trabalho organizada, com todas as ferramentas necessárias ao seu alcance;
  • Quando acordar, forre sua cama e esqueça que ela existe (MUITO IMPORTANTE);
  • Tente almoçar no mesmo horário todo dia e aprenda a deixar comida pronta na geladeira;
  • Estabeleça um horário limite pra não tocar em mais nada relacionado a trabalho (MAIS IMPORTANTE AINDA;
  • Tire um tempo pra organizar seus afazeres do dia antes de qualquer coisa;
  • Se não estiver usando, tire os carregadores da tomada pra energia não pesar no orçamento!

Conta pra mim nos comentários como é sua experiência no ambiente organizacional ou trabalhando em casa. Tem dicas pra mim? Até a próxima!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

Leia também...

4 Comentários

  1. Não faz muito tempo que trabalho de homeoffice e já me deparei com muitas dificuldades. Uma delas é essa de trabalhar demais ou de menos!
    Para dar certo e se manter produtiva sem exagerar é realmente preciso ter disciplina.
    Mas, nada disso chega aos pés do estresse que é passar 9hs em um ambiente fechado, perdendo horas no trânsito… Vou tentar me inspirar na sua experiência 🙂
    Beijos!

  2. me vi nesse seu post! mas ainda não peguei o jeito nisso de ser organizada trabalhando em casa :~ AHAHAH é muito bom me livrar dos estresses do metrô/transito de sp, mas ao mesmo tempo, sei que tô sendo menos produtiva do que deveria, já que ainda não consigo largar minha cama (acordar é uma tortura, não me render a ela quando o sono bate a tarde tb, hahaha). mas enfim, sigo tentando. adorei suas dicas e vou tentar segui-las, quem sabe, né?beijos!

    1. Ai minha nossa, tá aí… Deveria ter colocado no post a dificuldade que é pra acordar kkkkkkkk O caminho é somente um, tem que dar uma organizada na vida e criar hábitos! Você pode criar uma tabela em algum lugar pra te ajudar com isso… Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *